Skip to content

Latest commit

 

History

History
61 lines (39 loc) · 4.83 KB

tainacan-pages.md

File metadata and controls

61 lines (39 loc) · 4.83 KB

?> TODO This page is in Brazilian Portuguese only so far. If you can, please help us translate it to English.

Ícone de Ver no Tema

Páginas do Tainacan

Com o plugin Tainacan ativado em seu WordPress, algumas páginas especiais passam a ser criadas pelo próprio plugin. São elas:

  • Página de Coleções /colecoes;
  • Página de todos os Items do Repositório /itens;
  • Páginas de Itens de uma Coleção de slug nome-da-colecao /nome-da-colecao;
  • Páginas de Itens com algum metadado Taxonomia de slug nome-da-taxonomia que tenham um Termo de slug nome-do-termo /nome-da-taxonomia/nome-do-termo;

A medida que você cria Coleções, Itens e Termos, automaticamente já poderá ter acesso no seu site nestes endereços. Em geral, no painel administrativo do Tainacan, você encontra links para estas páginas em botões com ícones de olho (como o que se encontra no topo direito desta página). Para além disso, também é possível configurar suas próprias páginas apresentando suas coleções ou explicando algo sobre seu repositório. São dois caminhos diferentes, mas que estão à sua disposição graças à integração do Tainacan com o WordPress. Saiba mais a seguir:

As páginas Especiais do Tainacan

Conjunto de captura de telas exemplificando as páginas especiais do Tainacan

Página de Coleções

/collections

Disponível no seu site a partir do momento em que é criada uma coleção, esta página lista suas coleções com opções de ordenação, busca, paginação e visualização em tabela ou cartões. É uma boa maneira de prover ao público uma visão sistemática de quais coleções existem no seu repositório.

Página de Items do Repositório

/items

Disponível no seu site a partir do momento em que algum item é criado em qualquer coleção, esta página lista todos os itens de todos as coleções do repositório. Ela apresentará alguns modos de visualização padrão, opções de ordenação pelos metadados nível repositório e a listagem de todos os filtros de todas as coleções, além de um filtro de coleções. Embora seja poderoso o acesso à todos os itens, recomendamos seu uso com cautela. A filtragem por um metadado específico de uma coleção, por exemplo, esconderá da lista os itens que não possuem aquele metadado, o que pode ser confuso para quem não conhece a organização do seu repositório.

Páginas de Itens de uma Coleção

/nome-da-colecao

Esta é em geral a página mais importante de uma instalação Tainacan. Nela você tem acesso à busca facetada de itens dentro de uma coleção. Destacamos os recursos disponíveis:

  • Cabeçalho da Coleção (cuja imagem, cor e descrição são configuráveis no formulário de edição de coleção);
  • Filtros (os mesmos disponíveis no painel administrativo, deste que estejam públicos);
  • Busca Textual Simples e Busca Avançada;
  • Ordenação ascendente ou descrescente por todos os metadados públicos;
  • Modos de visualização incluindo o modo Tela Cheia (são habilitados ou desabilitados também no formulário de edição da coleção);
  • Modal de URLs relacionadas, provendo acesso à mesma lista em diferentes formatos como JSON, HTML, CSV, PDF (caso o plugin esteja instalado) e com a possibilidade de se realizar mapeamentos;

Observe que a lista de itens é então a página de uma coleção em si. Se você clicar em uma coleção na Lista de Coleções do site ela irá para esta lista. Porém, você pode preferir ter uma página customizada de apresentação, por exemplo, para só então redirecionar para sua lista de itens. Isto pode ser modificado também no formulário de configuração da sua coleção.

Páginas de Itens de um Termo

/nome-da-taxonomia/nome-do-termo

Similar à lista de itens de uma coleção, esta página mostra todos os itens que possuem algum metadado tipo taxonomia e que tenham neste metadado um termo específico. A principal diferença da lista da coleção é que o cabeçalho terá a imagem e descrição do termo, configurável no seu formulário de edição.

Esta página é uma excelente maneira de trazer o conceito de "Exposições" multi-coleção para o seu repositório. Por exemplo, se você tiver uma coleção de pinturas e uma coleção de arquitetura com diferentes metadados, mas tiver em ambos um metadado da Taxonomia Movimento artístico, você pode ver todos os itens do termo Movimento renascentista em um só lugar, agregando aí itens das duas coleções.